CRV INDUSTRIAL reúne comunidade e autoridades em fazenda no Rio das Almas

1
456

Ação foi realizada para prestar esclarecimentos sobre captação de água realizada no Rio das Almas.

Na manhã desta sexta-feira, 31 de agosto, a CRV Industrial se reuniu com membros da comunidade e autoridades em um encontro de esclarecimento sobre captação de água no Rio das Almas. A ação foi realizada na Fazenda Formiga, no município de Rialma (GO), ponto de captação de água da empresa para irrigação de salvamento.

Estiveram presentes os diretores da CRV Industrial, Alberto Rodrigues, Marcilene Cristina, Ronaldo Andrade, Vladimir Montenegro e Celso Rezende, além do prefeito de Carmo do Rio Verde, Delson José, prefeito de Ceres, Rafael Melo, Vereadores de municípios da região, Secretários de Meio Ambiente de Ceres, Rialma e Carmo do Rio Verde, alunos da rede pública e alunos do IEF – Instituto Federal de Goiás, Campus Ceres.

Alberto Rodrigues recebeu os presentes e reforçou que a empresa segue todas as normas legais vigentes. “Somos uma empresa sustentável, que oferece emprego e renda, recolhe impostos e cuida do meio ambiente.”

Vladimir Montenegro destacou estatísticas anteriores à chegada da usina na região. “Dados do Instituo Federal de Goiás (IFG) mostram que em 1969 a vazão do Rio foi muito abaixo que em 2015. Naquela época, não existia a empresa CRV Industrial. Essa ação de esclarecimento visa rebater as informações erradas que são divulgadas, de que a empresa é a responsável pela seca o Rio das Almas. A irrigação de salvamento que fazemos utiliza menos de 1% do volume total da vazão do Rio das Almas”, ressaltou.

Toda utilização de água por parte da CRV Industrial é devidamente outorgada e fiscalizada pelos órgãos ambientais competentes. A irrigação feita pela empresa segue o que determinam as outorgas.

Na ocasião foi explicado aos presentes que aquela outorga especificamente funciona desde 2007, há 11 (onze) anos, podendo funcionar de 01 de junho a 31 de agosto de cada ano.

Portanto, nesta data, 31 de agosto, os equipamentos serão desligados e voltarão a funcionar somente em 01 de junho de 2019.

Também, foram realizadas duas medições na vazão da água no Rio das Almas, sendo uma ainda com os equipamentos em funcionamento e outra medição após o desligamento dos equipamentos. Ainda, foi instalada uma régua de medição para verificar a alteração do volume de água, antes e depois do desligamento.

Diante de todos os presentes, após o desligamento dos equipamentos, a alteração no volume de água foi imperceptível, praticamente inalterado.

Por fim, nas falas das autoridades, o prefeito de Carmo do Rio Verde, Delson José, ressaltou que existe muita fiscalização em relação ao uso dos recursos hídricos por parte da empresa. “A CRV Industrial é uma empresa importante não apenas para Carmo do Rio Verde, mas também para toda a região. Tem sido fiscalizada constantemente pelos órgãos ambientais e tem demonstrado estar cumprindo as normas ambientais”, afirmou.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário