MEC prorroga prazo de inscrição do Sisu 2019 até domingo

0
17

Após falhas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019, o Ministério da Educação informou na tarde desta quinta-feira que o prazo final para inscrições foi prorrogado até domingo, dia 27, às 23h59. Conforme calendário inicial, o prazo encerraria amanhã, dia 25. Segundo  nota do ministério, a divulgação do resultado está mantida para segunda-feira, conforme o calendário. 

Estudantes que tentam se inscrever no sistema relataram que, além da lentidão, ao acessaram o site com seus dados acabam direcionados para as inscrições de outros candidatos.

Outra medida tomada pelo MEC foi o retorno de informe de notas de corte parciais para uma vez ao dia, à 0h, e não mais em quatro horários diários.

“A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente”. diz a nota.

O sistema registrou  falhas desde a abertura das inscrições, na terça-feira. Diariamente, inúmeros candidatos queixavam-se por não conseguir abrir a página do participante no Sisu. Segundo o MEC, os problemas decorreram do grande volume de acessos.

Presidente da ONG Educafro, Frei David Santos afirmou que os estudantes mais pobres são particularmente prejudicados pelas falhas no sistema, pois não têm acesso fácil a computadores ou à internet de alta velocidade. Sua instituição entrou na Justiça para prorrogar o prazo de inscrição além do que já fez o MEC.

A ONG pede, na ação, que uma empresa “especializada em segurança de dados e isenta” faça uma auditoria para constatar a segurança do sistema e que sejam dados mais quatro dias para as incrições após essa auditoria.

— Desde o início das inscrições, o sistema tem apresentando elevada instabilidade, muito maior que a de anos anteriores. Quem tem internet rápida até conseguiu se inscrever, mas os pobres, que têm internet ruim e passam a maior parte do dia trabalhando, não. O princípio da isonomia está sendo amplamente afrontado.

Leia a nota do MEC na íntegra

“Para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo, 27.

O sistema está funcionando de forma estável nesta quinta-feira, 24, e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos. O MEC continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável.

A partir desta quinta-feira, 24, a atualização das notas de corte só será feita à zero hora e não mais em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h). A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente.

As atualizações das notas de corte só serão realizadas à zero hora desta sexta-feira, dia 25, de sábado, dia 26, e de domingo, dia 27.

O resultado da seleção está mantido para segunda-feira, dia 28, conforme calendário divulgado anteriormente”.

Colaborou Marco Aurelio Canonico

O Globo

Deixe seu comentário