Reunião do Hiperdia no PSF 06

0
191

Na manhã desta quarta-feira (22), foi realizada a reunião do Hiperdia no PSF 06, com a realização da Enfermeira Ariadny e o Médico DrºLucas, cujo  tema foi: Diabetes e a Visão.

Foi feita uma triagem dos pacientes hipertensos e diabéticos (aferir PA e medir HGT), foi oferecido um lanche, em seguida foi explicado e sanado as dúvidas sobre a Diabetes e a Visão. No final da reunião foi entregue kits para verificar Hgt, aos pacientes cadastrados na secretária de Saúde.

Esteve presentes, a equipe do PSF 06, Enfermeira Ariadny, Médico Dr.º Lucas, ACS Eva HelenaIvone, Simone, Lucilene, Rosimeire, Téc. Sirlene, Serviços Gerais Regiane e pacientes com as respectivas doenças crônicas.

O diabetes é uma doença crônica que pode afetar os olhos. Porque ocorre a cegueira quando se tem diabetes? Quando a diabetes não é controlada adequadamente, com cuidados na alimentação ou com a ingestão dos remédios receitados pelo endocrinologista, os níveis de açúcar no sangue podem ficar elevados durante muito tempo, provocando lesões progressivas na retina e nos vasos sanguíneos dos olhos, que leva a visão embaçada, dificuldade para enxergar e, nos casos mais avançados, cegueira.

Retinopatia Diabética, é o nome que se dá ao comprometimento do fundo de olho causado pelo diabetes. Trata-se de uma complicação grave que se não diagnosticada e tratada a tempo, pode provocar severa perda da visão. Como a doença atinge os dois olhos, existe o risco de cegueira bilateral.

A prevenção dos problemas oculares deve ser feita através do controle rigoroso do diabetes. Para tanto, é necessário acompanhamento médico permanente, com controle adequado da taxa de açúcar e acompanhamento oftalmológico periódico.

Deixe seu comentário